quarta-feira, 6 de abril de 2016

                         "HIC-HIC"



O que é o soluço?

O soluço é o resultado de uma súbita e involuntária contração do músculo diafragma, que fica localizada entre o tórax e o abdômen. O soluço na imensa maioria dos casos é um problema auto-limitado, de curta duração e sem nenhuma relevância clínica. 


Em algumas pessoas, porém, o soluço pode ser persistente, tornando-se um problema crônico e de difícil controle. Segundo o médico Tarcísio Mota, até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. "O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida, ou quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma", disse Mota.


Como o soluço é causado?

Na maioria das vezes, o soluço é causado por uma irritação no nervo chamado frênico, que auxilia os movimentos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai.

Como o diafragma e o nervo frênico estão localizados logo acima do estômago, qualquer alteração neste pode prejudicá-los. Por isso, quando comemos demais ou ingerimos bebidas muito quentes, muito geladas ou com muito gás, o estômago incha e pode provocar uma irritação no frênico, que faz com que o diafragma se contraia. 

Assim, acontece a inspiração de ar, mas, ao mesmo tempo, ao contrário do normal, a glote se fecha. A glote, no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração.

Ou seja, o soluço resulta de uma espécie de "pane" na sincronia do diafragma com a glote. O barulho desagradável é provocado pelas cordas vocais, que se movimentam com a passagem do ar.

"Pode ser uma doença da vesícula, do esôfago, do estômago, ou até uma pneumonia na base do pulmão que provocam o soluço, pois são órgãos que podem afetar o diafragma", explica a gastroenterologista Maria do Carmo Sriche Passos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ATENCAO!!!!!!

Soluços que duram mais de 48 horas podem ser causados por uma variedade de fatores, por exemplo: irritação dos nervos do diafragma, doenças do SNC, alterações metabólicas, medicamentos, etc. Eles devem ser investigados, pois fatalmente são causados por algum problema médico. Nestes casos, o tratamento dos soluços passa pelo tratamento da causa de base. 

Verdade ou mito?

Levar susto cura soluço?

Levar um baita susto pode sim curar soluço. Quando tomamos um susto legítimo (destes totalmente inesperados), o corpo reage inspirando muito ar de uma vez só, alongando os músculos responsáveis pelos soluços. Isso pode provocar um contraestímulo para que eles parem de se contrair involuntariamente. 

Como parar o soluço?

Não existe uma cartilha da medicina que indique um procedimento padrão para o tratamento de crises de soluços. Mas os médicos sabem que várias receitinhas populares são eficazes. Além de sofrer um susto, beber água rapidamente, chupar limão, prender a respiração por alguns segundos, chupar gelo, usar o cabo de uma colher para levantar a úvula (a campainha da garganta) e até induzir vômito podem ajudar a parar uma crise. Algumas dessas manobras atuam no nervo que estimula o diafragma (e que passa perto do esôfago) - como chupar limão -, e outras mexem diretamente com a musculatura - prender a respiração é uma delas.





Fontes:
http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/celio_normando/aprenda_facil/aprenda_facil_soluco.pdf
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/02/18/clique-ciencia-susto-cura-soluco-o-que-funciona.htm
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.saudemelhor.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F02%2Fsoluco.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.saudemelhor.com%2Fcomo-parar-solucar-rapidamente%2F&docid=3A2bWfAFI7GV4M&tbnid=FUxZx4KzdlW5bM%3A&w=400&h=336&ved=0ahUKEwjplqLt_frLAhWJhpAKHe3mAOAQMwgiKAEwAQ&iact=mrc&uact=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário