segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Sistema Nervoso e a Cãibra Muscular

O sistema nervoso comanda todas as ações do corpo humano, seja voluntária ou involuntária. Vejamos uma introdução ao funcionamento dos transportadores de íons dos neurônios e a relação desses íons com a cãibra muscular.

O que são os canais de sódio e de potássio?

     São proteínas responsáveis pelo transporte passivo (sem gasto de energia) de íons do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Os canais de sódio são praticamente impermeáveis quando a célula está em repouso, já os canais de potássio são muito permeáveis, eles aumentam a sua permeabilidade através do estímulo. 

O que é a bomba de sódio e potássio?

     É um mecanismo celular que tem como função o transporte ativo de íons sódio e potássio e está diretamente ligado aos processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos.

     A bomba funciona com a utilização de energia (ATP) para ativação do transporte de 3 íons de sódio, do meio intracelular (menos concentrado) para o meio extra celular (mais concentrado), e de 2 íons de potássio, do meio extracelular (menos concentrado) para o meio intracelular (mais concentrado). O funcionamento da bomba é fundamental para a criação da polaridade necessária para a condução do impulso nervoso.


Esquema didático do funcionamento da bomba de sódio e potássio.

Como funciona a condução do impulso nervoso?

     Didaticamente quando a célula está no potencial de repouso é atribuído ao meio intracelular uma eletronegatividade e ao meio extracelular uma eletropositividade, contudo o que ocorre é um déficit iônico já que a bomba sempre que transporta 3 íons de sódio para o meio extracelular, transporta 2 íons de potássio para o meio intracelular. Durante a condução do impulso nervoso há uma inversão da polaridade da membrana do neurônio.
  

Potencial de repouso 


     A célula não está sendo estimulada.

     1. Membrana polarizada; 
  • Bomba de sódio e potássio ativados.

Potencial de ação


     A célula recebe estímulo.

     2. Membrana começa a despolarizar;

  • Abrem-se os canais de sódio, ocorre o influxo de sódio;
  • Fecham-se os canais de sódio;
     3. Membrana termina de despolarizar e começa a repolarizar;
  • Aumenta o efluxo de potássio;
  • Fecham-se os canais voltagem-dependentes de potássio;
     4. Membrana termina de repolarizar e hiperpolariza;
  • Ativação das bombas de sódio e potássio;



Canal de sódio (canal marrom) e  canal de potássio (canal verde) e polaridade do neurônio.

Cãibra muscular

      A cãibra é a contração involuntária e dolosa de músculos estriados esqueléticos, principalmente os músculos dos membros inferiores, que podem ocorrer durante a realização de atividades físicas, no repouso ou até mesmo no sono.


     Atletas, na prática do exercício, perdem muito líquido e íons de sódio através do suor. Por esse motivo, é recomendado a esses atletas a adição de sal (cloreto de sódio) na alimentação após a prática de exercícios físico, visando repor os íons perdidos durante a atividade física. O consumo excessivo de água, sem reposição de sal, também pode desencadear uma baixa do nível de sódio no sangue (hiponatremia), uma das causas de cãibras patológicas.

     Alguns cientistas dizem que pessoas que não têm o hábito de alimentação de fontes de potássio, como a banana, possivelmente apresentarão quadro de cãibras devido a diminuição desses íons e consequentemente a dificuldade de condução do impulso nervoso.  Mas a teoria neuromuscular atualmente é a mais recente proposta. Ela é baseada na teoria de que a fadiga muscular pode causar um desbalanceamento neuromuscular localizado. Nessa situação há uma interrupção dos estímulos excitatórios e inibitórios para a coluna vertebral, causando esse desbalanceamento e consequentemente contrações musculares involuntárias. 

Como prevenir a cãibra?

  • Alongue-se antes da prática de exercícios físicos;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Hidrate-se adequadamente, sem excesso;
  • Alimente-se de fontes ricas em potássio, magnésio e cálcio;
  • Após atividades de intensidade de moderada a intensa, não alimente-se de comidas hiposódicas;

Publicado por Ricardo Baracho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário