Para a psicologia, medo é o estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. Em outras palavras, caso não tivéssemos consciência do perigo e da consequência dos nossos atos, nós não teríamos medo. Logo, o medo é um importante mecanismo de manutenção da integridade física.
O sistema nervoso tem como principais funções a percepção e identificação de informações provenientes do meio interno e externo, a associação e interpretação dessas informações e as ordenações das ações humanas. Esses mecanismos são responsáveis pelo comando das ações fisiológicas do corpo, mas o que ocorre na grande maioria reações ao perigo é a resposta autônoma.
Como as células do cérebro estão constantemente transferindo informações e iniciando respostas, muitas áreas do cérebro envolvidas no sentimento de medo. Mas pesquisas mostram que determinadas partes desempenham papéis centrais nesse processo.
- Tálamo - decide para onde enviar os dados sensoriais recebidos (dos olhos, dos ouvidos, da boca e da pele).
- Córtex Sensorial - interpreta os dados sensoriais.
- Hipocampo - armazena e busca memórias conscientes, além de processar conjuntos de estímulos para estabelecer um contexto.
- Amígdala (Tonsila cerebelar) - decodifica emoções, determina possíveis ameaças e armazena memórias do medo.
- Hipotálamo - Ativa a reação de "luta ou fuga".
Reação de "luta ou fuga"
Mecanismo de resposta do sistema nervoso frente a uma situações de perigo.
O hipotálamo ativa dois sistemas responsáveis pela reação de "luta ou fuga", o sistema nervoso simpático e o sistema adrenocortical.
O sistema nervoso
simpático usa vias nervosas para iniciar reações no corpo, ao passo que o segundo usa a corrente sanguínea. Quando o hipotálamo informa ao sistema nervoso simpático que é hora de entrar em ação, o efeito geral é que o corpo acelera, fica tenso e mais alerta. O sistema nervoso simpático envia impulsos para as glândulas e músculos lisos e diz à medula adrenal para liberar adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea.
O sistema adrenocortical conta com um sofisticado feed back hormonal que tem como principal função o aumento dos níveis de glicose no sangue para fornecer energia aos músculos e nervos. Eles também controlam o metabolismo da glicose e o ciclo de sono-vigília.
O sistema adrenocortical conta com um sofisticado feed back hormonal que tem como principal função o aumento dos níveis de glicose no sangue para fornecer energia aos músculos e nervos. Eles também controlam o metabolismo da glicose e o ciclo de sono-vigília.
Publicado por Ricardo Baracho
Referências:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/o_fator_medo_quando_o_cerebro_decide_que_e_hora_de_dar_no_pe.html
http://www.setibr.com/anexos/pos/como_funciona_o_medo.pdf
http://www.danielacarneiro.com/Pages/medoedor.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário