sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Você sabe qual a função do medo? O que é reação de "luta ou fuga"?


     Para a psicologia, medo é o estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. Em outras palavras, caso não tivéssemos consciência do perigo e da consequência dos nossos atos, nós não teríamos medo. Logo, o medo é um importante mecanismo de manutenção da integridade física.

  O sistema nervoso tem como principais funções a percepção e identificação de informações provenientes do meio interno e externo, a associação e interpretação dessas informações e as ordenações das ações humanas. Esses mecanismos são responsáveis pelo comando das ações fisiológicas do corpo, mas o que ocorre na grande maioria reações ao perigo é a resposta autônoma. 

    Como as células do cérebro estão constantemente transferindo informações e iniciando respostas, muitas áreas do cérebro envolvidas no sentimento de medo. Mas pesquisas mostram que determinadas partes desempenham papéis centrais nesse processo.

ilustração das partes do cérebro envolvidas na reação ao medo

  • Tálamo - decide para onde enviar os dados sensoriais recebidos (dos olhos, dos ouvidos, da boca e da pele).
  • Córtex Sensorial - interpreta os dados sensoriais.
  • Hipocampo - armazena e busca memórias conscientes, além de processar conjuntos de estímulos para estabelecer um contexto.
  • Amígdala (Tonsila cerebelar) - decodifica emoções, determina possíveis ameaças e armazena memórias do medo.
  • Hipotálamo - Ativa a reação de "luta ou fuga".

Reação de "luta ou fuga"

    Mecanismo de resposta do sistema nervoso frente a uma situações de perigo.


    O hipotálamo ativa dois sistemas responsáveis pela reação de "luta ou fuga", o sistema nervoso simpático e o sistema adrenocortical.

    O sistema nervoso simpático usa vias nervosas para iniciar reações no corpo, ao passo que o segundo usa a corrente sanguínea. Quando o hipotálamo informa ao sistema nervoso simpático que é hora de entrar em ação, o efeito geral é que o corpo acelera, fica tenso e mais alerta.  O sistema nervoso simpático envia impulsos para as glândulas e músculos lisos e diz à medula adrenal para liberar adrenalina e noradrenalina na corrente sanguínea.

       O sistema adrenocortical conta com um sofisticado feed back hormonal que tem como principal função o aumento dos níveis de glicose no sangue para fornecer energia aos músculos e nervos. Eles também controlam o metabolismo da glicose e o ciclo de sono-vigília. 


Publicado por Ricardo Baracho

Referências:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/o_fator_medo_quando_o_cerebro_decide_que_e_hora_de_dar_no_pe.html
http://www.setibr.com/anexos/pos/como_funciona_o_medo.pdf
http://www.danielacarneiro.com/Pages/medoedor.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário