O número de academias, de acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mais do que dobrou entre 2007 e 2012 no Brasil, atualmente o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de países com maior número de academias. Isso aconteceu devido à busca pelo corpo perfeito e pela procura de um a melhor qualidade de vida. Dentre os principais objetivos almejados pelos jovens frequentadores das academias está a hipertrofia muscular.
Hipertrofia Muscular
A hipertrofia muscular nada mais é do que o aumento do volume das fibras musculares, podendo ser do tipo miofibrilar ou do tipo sarcoplasmática.
Hipertrofia Miofibrilar
A miofibrila é formada por um conjunto de miofilamentos, esses filamentos, quando estimulados pelo sistema nervoso, contraem-se levando o músculo à atividade. Durante a realização da musculação, com o estímulo de sobrecarga, ocorre micro lesões nas fibras musculares. Para reparar as lesões e prevenir o aparecimento das mesmas, a célula estimula a cicatrização e a formação de novos miofilamentos. Recomenda-se para a hipertrofia miofibrilar treinos com maior carga e menor número de repetições.
Hipertrofia Sarcoplasmática
O sarcoplasma é o citoplasma das células musculares. Nele contem mitocôndrias, mioglobina, glicogênio, creatina, minerais e água. Após a realização de atividades mais demoradas, a fibra muscular estimula a produção de estruturas presentes no sarcoplasma, com isso há o aumento da força muscular e do volume das fibras musculares. Recomenda-se para a hipertrofia sarcoplasmática treinos com menor carga e maior número de repetições.
Publicado por Ricardo Baracho
Nenhum comentário:
Postar um comentário