segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tratamento da Obesidade

A obesidade é uma doença que afeta mais da metade da população brasileira, principalmente jovens em idade escolar, ela é um distúrbio que envolve o excesso de gordura o que acaba levando a um aumentando do risco de problemas de saúde.
Imagem 01 - Criança obesa devido dieta desbalanceada e
sedentarismo.
Profissionais da área da saúde buscam incessantemente maneiras de conter o avanço da obesidade mundial através de ações de promoção de saúde, de técnicas cirúrgicas ou de tratamentos medicamentosos. Mas como essa doença é fruto do hábito de vida do paciente, ela vai além da prática médica, pois é dependente da vontade do paciente. Vejamos algumas intervenções médicas e sua implicação no corpo do obeso.

Promoção de Saúde

"É uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso País, visando à criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas.” (Política Nacional de Promoção da Saúde , Brasil, 2006).

Trazendo para a realidade do post, a promoção de saúde tem como principal função a ampliação de oportunidades de espaços para a realização de atividades físicas e conscientização da necessidade desse prática para a população, tendo em vista que o sedentarismo é o principal fator de risco para a obesidade. São exemplos de ações de promoção de saúde as ciclofaixas e campanhas de conscientização de bons hábitos alimentares e dos riscos da obesidade.
Imagem 02 - Ciclofaixa em São Paulo. 
Imagem 03 - Campanha do Ministério da Saúde no
Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil.

Técnicas Cirúrgicas

A primeira cirurgia bariátrica foi realizada em 1954, depois que os médicos observaram que pacientes que passavam por cirurgias para tratar traumas e infecções no intestino emagreciam muito. A princípio, o procedimento diminuía o intestino delgado, dificultando a absorção dos alimentos. Só depois as técnicas passaram a focar só o estômago.
 
As principais indicações para a intervenção cirúrgica é que o pacientes esteja 45 kg acima do peso ideal, ou com IMC superior a 40, ter histórico de não conseguir perder peso e a obesidade interfira no seu bem-estar físico, mental e social. Após a cirurgia é necessário um acompanhamento nutricional e psicológico.

No estômago está presente enzimas que degradam nutrientes que serão absorvidos no intestino. Na redução de estômago a área de secreção dessas enzimas é diminuída significativamente, limitando a degradação de nutrientes e consequentemente a absorção intestinal.

Tipos de cirurgias bariátricas ou de redução de estômago:
  • Bypass - Essa é a técnica mais realizada atualmente no Brasil. Nessa técnica há a desativação de 80% do estômago como pode ser observado no vídeo abaixo.
  • A gastrectomia vertical (GV) - Nessa técnica há a extração de até 75% do estômago, deixando-o com a aparência de um tubo que conecta o intestino e o esôfago. 


Tratamento Medicamentoso

Para iniciar esse tratamento é necessário a indicação médica. Pois muitas medicações alteram a homeostasia do corpo.

Tipos de remédios usados para emagrecer:

  • Anorexígenos - Esse medicamento tem ação sobre o hipotálamo, inibindo a fome. Além disso ele também têm como função acelerar o metabolismo.

  • Sacietógenos - Age diretamente no sistema nervoso central aumentando a liberação da noradrenalina e da dopamina, dois neurotransmissores do sistema serotoninérgico. A liberação aumenta a biodisponibilidade destes neurotransmissores e por isso, reduzem o sono e a fome e deixam o indivíduo super agitado.
  • Inibidores da Enzimas Lipases - Esse medicamento impede  a degradação de lipídeos ingeridos na alimentação, com isso há a esteatorreia, ou seja, eliminação da gordura nas fezes.
Também há os remédios naturais que tem as mais diversas funções, como:
  • Acelera o metabolismo;
  • Aumenta a queima calórica em repouso;
  • Reduz o apetite;
  • Possui propriedades antioxidantes o que melhora a flacidez e a aparência da pele;
  • Regula o intestino;
  • Estimula a eliminação de gordura e impurezas através das fezes;
  • Diminui a ansiedade;
  • Tira a vontade de comer fora de hora;
Para o emagrecimento é de fundamental importância a atividade física e a dieta.

Publicado por Ricardo Baracho
Referências:
http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/programas/promocao-da-saude/promocao-da-saude
http://cirurgia-bariatrica.info/
http://www.scielo.br/pdf/abcd/v26s1/a16v26s1.pdf
http://www.scielo.br/pdf/abcd/v27s1/pt_0102-6720-abcd-27-s1-00063.pdf
http://www.endocrino.org.br/artigo-medicamentos-para-emagrecer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário