segunda-feira, 28 de março de 2016

Barorreceptores na Regulação da Pressão Arterial

Pressão Arterial (PA)

    A PA nada mais é do que a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias. Ela é representada pelo valor da pressão sistólica sobre o valor a pressão diastólica dados em mmHg.


Sistema de controle barorreceptor

     Os barorreceptores arteriais são localizados principalmente nas paredes do arco aórtico (barrorreceptores aórticos) e dos seios carotídeos (barorreceptores carotídeos) podendo ser encontrados em praticamente todas as grandes artérias. Esse sistema de controle tem como principal função a manutenção da pressão arterial por curta duração (de 5 a 40 segundos), isso é possível graças às terminações nervosas livres e densamente ramificadas que são ativadas por deformações mecânicas, decorrente da distensão da parede vascular determinada pela onda de pulso. Exerce uma importante regulação reflexa da frequência cardíaca, débito cardíaco, contratilidade miocárdica, resistência vascular periférica e, consequentemente, distribuição regional do fluxo sanguíneo.

     A elevação da pressão arterial comprime as terminações neurais aumentando a atividade dos barorreceptores, inibindo a atividade tônica simpática para os vasos. Isso causa bradicardia, uma redução da resistência periférica total e do débito cardíaco, contribuindo, assim, para o retorno da PA aos níveis normais. A pressão reduzida inibe a ação barorreceptora, provocando um reflexo imediato, que resulta em forte descarga simpática por todo corpo, minimizando, assim, a diminuição da PA na porção superior do corpo.


Hipertensão Arterial

    Estudos revelaram que a desnervação dos nervos-tampões, como são chamados os nervos do sistema de controle barorreceptor, acarretam uma desregulação da PA. Uma das principais consequências do mau funcionamento desse sistema é a hipertensão arterial que é o aumento da pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias, ou seja, quando o valor da PA no adulto ultrapassa os 140/90 mmHg. Esse aumento pode acarretar sérios problemas de saúde, como é o caso do AVC e do Infarto agudo do miocárdio. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão atualmente o Brasil possui 17 milhões de pessoas que sofrem com a hipertensão arterial.


Publicado por Ricardo Baracho

Referências
Reflexo dos barorreceptores e homeostase da pressão arterial
 http://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/viewFile/36848/27709

Descobrindo a importância dos barorreceptores
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/7-2/004.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário