sexta-feira, 4 de março de 2016



Você ja ouviu falar no filme " Os melhores dias de nossa vida"? 

O filme irlandês no qual um rapaz portador de Distrofia Muscular de Duchenne e outro portador de paralisia cerebral se tornam amigos quando o primeiro passa a habitar o mesmo asilo em que o último vive. Dessa amizade surgem muitas aventuras, pois o distrófico é meio punk revoltado e do tipo desbravador, levando, inclusive, seu recente amigo a dividir um apartamento com ele, sendo que eles ficam morando sozinhos e de forma independente, contando apenas com o serviço de cuidadores durante meio período. Haja coragem, não é?

                             









Mas, o que é  Distrofia Muscular de Duchenne? 
Vamos descobrir juntos!!




 Distrofia muscular de Duchenne

 A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza e perda de massa muscular progressiva, devido a degeneração dos músculos esquelético, liso e cardíaco e que pode ser hereditária. É uma doença recessiva ligada ao X em que as lesões ao nível dos músculos são causadas pela ausência completa da distrofina ( uma proteína essencial para os músculos, sem ela o músculo vai degenerando progressivamente) no sarcolema como resultado de anomalias no gene DMD. Ela é uma das muitas formas existentes de distrofia muscular - e é, também, a que evolui mais rapidamente.

Fatores de risco
Somente pessoas do sexo masculino costumam desenvolver a distrofia muscular de Duchenne.

Sintomas 

Os sintomas surgem na infância e começam geralmente nas pernas. A capacidade de andar pode ser perdida até os 12 anos, devido a rapidez da doença.

  • Quedas frequentes
  • Dificuldade para levantar de uma posição deitada ou sentada
  • Dificuldade com habilidades motores, como correr e saltar
  • Andar cambaleante
  • Grandes músculos da panturrilha
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Fadiga




Bárbara Alice

http://www.orpha.net/consor/www/cgi-bin/OC_Exp.php?lng=PT&Expert=98896
http://www.deficienteciente.com.br/2010/02/sugestao-cultural-filme-os-melhores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário