segunda-feira, 7 de março de 2016



Essa semana abordaremos temas relacionados ao sistema endócrino, entre curiosidades e explicações. Começaremos debatendo um tema polêmico entre a sociedade:  A TPM!!


Ela existe mesmo??
E os homens também sofrem com a “ TPM MASCULINA” ?


Há quem diga que a tensão pré-menstrual é uma desculpa das mulheres, para esses, é importante saber que TPM existe como diagnóstico clínico no Código Internacional de Doenças (CID). Os principais culpados disso são os hormônios.
Nos primeiros 14 dias do ciclo menstrual, ocorre o período de ovulação, e junto com ele a elevação dos níveis de estrógeno, que é um dos responsáveis por controlar o bem-estar feminino. Nos 14 dias seguintes, o endométrio começa a se formar, nessa fase ocorre uma queda nos níveis de estrógeno e elevação nas taxas de progesterona. Essa alteração, quando muito brusca, pode causar uma série de sintomas, como ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e outros tantos conhecidos das mulheres. Passados esses 14 dias, o endométrio começa a descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando com ela uma outra queda hormonal, dessa vez na progesterona e no estrógeno.
Segundo o CID, o quadro atinge de 30% a 40% do universo feminino e, para facilitar o diagnóstico e o tratamento, já foram descritos quatro tipos:
 A, em que predomina a ansiedade e suas consequências;
C, em que é forte a compulsão alimentar (especialmente por doces e chocolate);
 D, com sintomas depressivos nos 15 dias anteriores à menstruação:
 H, caracterizado por inchaço e dor nos seios, cefaléia, gases e incômodo nas pernas.
Os tratamentos incluem de vitaminas e fitoterápicos até medicações mais potentes, como os antidepressivos.
E nos homens ?
Segundo a Human Reproductive Sciences of Medical Research Council, em Edimburgo, na Escócia, observou o comportamento de carneiros, revelando que eles, depois do período de acasalamento, quando a testosterona caiu, ficam mais irritados, isolados e estressados. Após isso começou-se a observar o comportamento dos homens nesse período, e foi encontrada uma anomalia hormonal masculina, batizada de Síndrome do Homem Irritável (SHI), uma espécie de equivalente masculino da velha conhecida Tensão Pré-Menstrual (TPM), ligada diretamente aos níveis de testosterona. A SHI é causada por fatores emocionais e estresse, que derrubam os níveis de testosterona. Esses sintomas foram encontrados em aproximadamente 25% dos homens estudados.


Bárbara Alice do N. Tiburcio
Referências
http://super.abril.com.br/ciencia/homem-tambem-tem-tpm




Nenhum comentário:

Postar um comentário