terça-feira, 29 de março de 2016

Entre um DEA e um laxante : Falta de ar e fisgadas no coração podem ser apenas gases.

    

http://cidadeverde.com/noticias/199498/fique-tranquilo-falta-de-ar-e-fisgadas-no-coracao-podem-ser-gases
    É comum confundir dores provenientes de gases com dor no coração, ainda mais quando ocorrem no lado superior esquerdo do peito. É nessa hora que a pessoa sente a pontada no peito já esperando o pior e compartilha a informação na esperança de reverter o quadro e é surpreendida com o diagnóstico : é gases.
    Na primeira vez que você ouviu esse diagnóstico, pela sua mente deve ter passado ‘’ O que que tem a ver ?’’ uma vez que é difícil entender como uma dor tão pontual é provocada por uma causa ‘’inesperada’’. É válido lembrar que os gases intestinais são considerados comuns, e que a contagem científica indica que uma pessoa terá flatulência pelo menos 12 vezes ao dia, independente da intensidade. Nesse sentido o problema decorre disso: se a situação, ou o próprio físico, não permitir a liberação do gás, começa-se a sentir dores agudas, no peito e/ou no abdômen decorrente do acúmulo desses gases. Por essa razão a confusão leiga para distinguir um sintoma de inicio de um infarto com o de gases. 
    

Por essa razão algumas dicas relevantes :


 Existem sintomas muito marcados que são os que nos afastam da possibilidade de gases, nestes casos deve contatar o quanto antes um especialista que o atenda e auxilie. Dificuldade em respirar, dor no braço esquerdo e toda esta parte do peito, transpiração, dor na mandíbula, estes costumam ser os sintomas mais comuns que nos permitem detectar um infarto.
    Uma boa medida para saber se o que temos são gases é lembrarmo-nos dos alimentos que ingerimos anteriormente, e verificar se comemos algum que possa provocar gases. Existem alimentos que dependendo de cada pessoa, podem fazer mal e provocar inchaço e gases. Inspecione-se, conheça aquilo que lhe cai mal e lhe provoca gases. 

  • Como identificar um infarto :


http://coracaoevida.com.br/cardiologia/infarto-miocardio-um-mal-que-atinge-ate-criancas-e-adolescentes/

      O infarto do miocárdio tem sintomas visíveis, por isso, as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo um infarto é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outros indícios são:
  •          Dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo;
  •          Sensação de desmaio;
  •          Suor excessivo;
  •          Náusea e vômitos;
  •          Falta de ar.

·         O exame eletrocardiográfico do paciente na fase aguda do infarto pode ser normal, porém em bom número de casos apresenta algumas característica como a corrente de lesão (supradesnivelamento do segmento ST) que permite confirmar a suspeita clínica do diagnóstico. No exemplo ilustrado acima vemos uma corrente de lesão nas DII, DIII e aVF, região da parede inferior ou diafragmática do coração. Este achado eletrocardiográfico é compatível com fase aguda do infarto do miocárdio.

http://pt.slideshare.net/HIURYGOMES/interpretao-de-ecg-11166517
·         A artéria que irriga esta região é a coronária direita, que também dá ramo para o nó atrioventricular. Este fato é muito importante pois, assim, existe a possibilidade de isquemia do nó atrioventricular e ocorrer um bloqueio de condução elétrica do coração, o chamado bloqueio AV total (atrioventricular total), que é uma complicação grave neste já gravíssimo quadro de infarto do miocárdio.
·         Alguns casos de miocardite ou pericardite podem apresentar alterações do segmento ST no eletrocardiograma, confundindo com infarto do miocárdio
      
     Uma vez entendidas as diferenças entre gases e um possível infarte, examine a sua envolvência e o seu estilo de vida para saber de que possível dor se trata. Tenha em conta se tem antecedentes com algum problema grave, se tem um estilo de vida saudável, se a sua alimentação é correta e se na sua família existe algum caso de infarto.

·         Referência:
        Soc. Bras. Cardiol. – III Diretriz sobre o Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio 2004 Arq Bras Cardiol vol 83 supl IV set2004 [on line]
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/3577-falta-de-ar-e-fisgadas-no-coracao-podem-ser-apenas-gases
http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-distinguir-os-gases-da-dor-de-peito-1304.html
http://coracaoalerta.com.br/infarto-2/como-identificar-o-infarto/
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/3577-falta-de-ar-e-fisgadas-no-coracao-podem-ser-apenas-gases

Ingrid Andrade de Meneses


Nenhum comentário:

Postar um comentário